O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a cerimônia em defesa da democracia, realizada no aniversário de dois anos dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, para fazer uma brincadeira com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
“Já vivi muito e nunca conheci um ministro da Suprema Corte com um apelido. Um apelido dado pelo povo, chamado Xandão”, disse Lula durante o discurso.
O presidente também afirmou que o ministro não conseguiria se livrar do apelido. “Desse apelido você nunca mais vai se libertar. Não adianta ficar nervoso, porque ninguém vai parar de te chamar de Xandão”, completou, em tom descontraído.
Durante o evento, o Palácio do Planalto também apresentou obras de arte restauradas, destruídas nos atos de vandalismo há dois anos, incluindo o relógio do século XVII trazido por Dom João VI. A peça foi enviada à Suíça para reparos e retornou ao governo brasileiro nesta semana.
Os bolsonaristas vão a LOUCURA com Lula e Xandão juntos em um evento dedicado a tentativa de golpe que ocorreu no dia 8 de janeiro.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) January 8, 2025
Sua hora ta chegando, rei dos broxas. 😂👍🏻🇧🇷 pic.twitter.com/DFMEmzabtr