O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, foi recebido em audiência pela secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, para alinhar os últimos detalhes da entrega das ampliações e modernizações do Novo Hospital de Base e do Novo Hospital São Lucas, prevista para o dia 14 de março. Durante o encontro, Roberta destacou a importância da região para a saúde do estado. “Estamos aqui para um atendimento especial a Itabuna, cuja região é fundamental para a Saúde da Bahia”, afirmou a titular da SESAB em um vídeo divulgado nas redes sociais.
A secretária também aproveitou para reforçar o convite para a inauguração das unidades. “Em breve, vamos entregar as ampliações e expansões do Novo Hospital de Base e do Novo Hospital São Lucas, incluindo a segunda etapa da hemodiálise. Além disso, há novidades para o Hospital Manoel Novaes, com novos leitos de pediatria”, declarou Roberta Santana. O prefeito Augusto Castro, acompanhado da primeira-dama Andrea Castro, de dirigentes da Santa Casa de Misericórdia e do diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), João Omar Galvão, agradeceu à secretária pela atenção e compromisso com a cidade.
Augusto Castro também confirmou a presença do governador Jerônimo Rodrigues, dos ministros Nísia Trindade e Rui Costa, além de senadores e deputados federais, na cerimônia de entrega das unidades hospitalares. “Agradeço à SESAB pelo olhar atencioso não só para Itabuna, mas para todas as regiões do estado”, destacou o prefeito.
As obras de reforma, ampliação e modernização do Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães são fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna, com um investimento que já ultrapassa R$ 60 milhões. Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia destinou mais de R$ 10 milhões para a aquisição de mobiliários e equipamentos. No Novo Hospital São Lucas, a segunda etapa contemplou a construção de um moderno Centro de Hemodiálise, com 53 novas estações de tratamento, consultórios para equipe multiprofissional e áreas de apoio. Todos esses avanços foram viabilizados por meio da parceria entre a Santa Casa, a Prefeitura de Itabuna, o governo estadual e emendas parlamentares.