O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) causou polêmica ao comparar os nordestinos a galinhas que recebem “migalhas” do governo Lula (PT) durante um evento na Assembleia Legislativa da Bahia. Embora as declarações tenham sido feitas em maio, foi somente neste domingo, 9, que ganharam grande repercussão nas redes sociais, gerando indignação e debates.
A comparação foi feita no momento em que Gayer citou Joseph Stalin, líder da União Soviética entre 1924 e 1953, referindo-se a uma famosa parábola sobre o revolucionário. Na história, Stalin depenava uma galinha, mas conseguia conquistar a confiança dela ao jogar farelos para a ave, uma metáfora que o deputado utilizou para criticar a estratégia política adotada pela esquerda brasileira.
Para Gayer, essa seria a tática da esquerda para angariar apoio do eleitorado nordestino: oferecer “migalhas” em troca de votos. O deputado afirmou que a população do Nordeste estaria sendo “depenteada” e, ainda assim, recebendo pequenas benesses que garantem a continuidade do apoio político à esquerda.
Gustavo Gayer, é conhecido por sua atuação na Câmara dos Deputados como parte da tropa de choque da extrema-direita. As declarações polêmicas foram transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da Assembleia Legislativa da Bahia, aumentando a repercussão do episódio.