Ilhéus recebeu, nesta quarta-feira (16), a visita do secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, acompanhado de uma comitiva chinesa. O grupo realizou uma inspeção técnica nas obras do trecho 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e no canteiro de obras do Porto Sul. A agenda incluiu uma reunião na sede da Bahia Mineração (Bamin), localizada no km 10 da rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001), no distrito de Aritaguá, marcada para as 11h.
O encontro teve como pauta principal a proposta de criação de um corredor bioceânico, ligando o Porto Sul, na Bahia, ao porto de Chancay, no Peru — projeto que visa conectar os oceanos Atlântico e Pacífico. A iniciativa é estratégica para o fortalecimento do comércio entre a China e a América do Sul, com o Brasil ocupando uma posição de destaque na rota logística continental.
A visita acontece em um momento de contrastes. Apesar dos avanços na infraestrutura e do interesse internacional no projeto, parte das obras da Fiol se encontra paralisada. O trecho 1F, por exemplo, localizado em Uruçuca, foi recentemente desmobilizado, o que levanta questionamentos sobre a continuidade das ações previstas para a integração do interior da Bahia ao mercado global.

Mesmo diante dessas pausas, o Ministério dos Transportes autorizou, na última segunda-feira (14), a retomada de obras em outros trechos entre Ilhéus e Caetité. A empresa Bahia Ferrovias — que, assim como a Bamin, integra o Eurasian Resources Group (ERG) — está autorizada a executar serviços como pavimentação, construção de pontes, pátios de cruzamento, desvios e passagens de gado e veículos em seis municípios: Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio. A Fiol, com seus 537 km de extensão, continua sendo peça-chave para o escoamento de cargas e o desenvolvimento logístico da região.