O Partido dos Trabalhadores (PT) de Ilhéus inicia um novo capítulo em sua trajetória política no próximo sábado (13), com a posse da nova presidenta eleita, Camile Maltez, e dos 28 membros do diretório municipal para o quadriênio 2025–2029. O Encontro Municipal, que acontecerá a partir das 9h na sede da APPI/APLB, no bairro do Malhado, terá como momento central a homenagem ao ilheense Everaldo Anunciação, figura histórica do PT na Bahia e referência no cenário político nacional.
O evento contará com a presença de lideranças expressivas do partido em diferentes esferas. Estão confirmados o deputado federal Josias Gomes, a deputada estadual Fátima Nunes, a assessora especial do governador Jerônimo Rodrigues e membro do diretório municipal, Adélia Pinheiro, além do presidente estadual do PT, Tássio Brito, e dos dirigentes nacionais Deyvid Bacelar e Eden Valadares, atual secretário nacional de Comunicação da sigla.
Eleita em julho através do Processo de Eleições Diretas (PED), com participação ampla da militância, Camile Maltez assume com o compromisso de fortalecer o partido localmente e ampliar a atuação política com base em transparência e diálogo. “Temos um legado, uma linda história de luta por igualdade, justiça social, dignidade e valorização da classe trabalhadora. Nossa missão agora é dar continuidade a essa trajetória, mirando nas reeleições de Lula e Jerônimo em 2026 e honrando companheiros históricos como Ariadne Pitanga, Ednei Mendonça, Everaldo Anunciação e a professora Carmelita Ângela”, afirmou Maltez.
A homenagem ao companheiro Everaldo Anunciação, falecido em agosto aos 65 anos, será o ponto mais simbólico do encontro. Natural de Ilhéus, Everaldo iniciou sua militância política ainda jovem, e se destacou como presidente estadual do PT, vice-presidente nacional do partido, e também como vereador em Itabuna entre 1997 e 2000. Teve papel relevante na luta sindical como dirigente da CUT, e como servidor da Ceplac, onde foi diretor-geral adjunto. Sua trajetória firme em defesa dos trabalhadores e do projeto democrático popular o tornou uma referência incontestável no sul da Bahia e em todo o país.