A Câmara Municipal de Itabuna iniciou, na última quarta-feira (24), o projeto “Equilíbrio e Cuidado: Saúde Mental no Legislativo”, uma ação promovida pela Escola do Legislativo em parceria com estudantes do curso de Medicina da AFYA Itabuna. O evento de abertura reuniu vereadores, servidores e profissionais da saúde com o objetivo de discutir a importância de ambientes de trabalho mais saudáveis, empáticos e emocionalmente seguros. A programação faz parte da campanha Setembro Amarelo, voltada à conscientização e prevenção do suicídio, e reforça o compromisso do Legislativo com a promoção do bem-estar no serviço público.
Durante o encontro, a professora Alessandra Borges — enfermeira, psicanalista e mestre em Saúde Coletiva — ministrou uma palestra sobre o cenário da saúde mental no Brasil e sua interface com o ambiente de trabalho. Em seguida, a psicóloga Amanda Lessa Santos Conceição conduziu a oficina “Mente que sente, corpo que fala”, com práticas integrativas que incentivaram o autocuidado e reflexões sobre a conexão entre saúde física e emocional. As atividades foram pensadas para proporcionar um momento de escuta, acolhimento e estímulo à qualidade de vida dos servidores da Casa Legislativa.
A iniciativa recebeu elogios de parlamentares que participaram da programação. A vereadora Wilmaci de Oliveira (PCdoB), representante dos trabalhadores, destacou a relevância do projeto para a valorização dos servidores: “É extremamente importante. Além de vereadora, sou representante do mundo do trabalho. Fico muito feliz ao ver que servidoras efetivas desta Casa estão engajadas com essa causa”. Já o vereador Silas da Saúde (PSD) reforçou a necessidade de ações como essa, especialmente no cenário pós-pandemia: “A Escola do Legislativo está de parabéns. Depois da Covid, muitos ficaram abalados emocionalmente. Cuidar da saúde mental é fundamental. Parabenizo também a AFYA pelo trabalho nas unidades básicas de saúde”.

O presidente da Escola do Legislativo, vereador Ricardo Xavier (Cidadania), também ressaltou o impacto positivo da ação: “Estamos oferecendo aos servidores e à comunidade um espaço de aprendizado e cuidado. Valorizar a saúde mental é fortalecer a capacidade do Legislativo de servir melhor à sociedade”. Segundo ele, o projeto reafirma o papel transformador da política quando voltada ao bem comum. A iniciativa integra o calendário oficial da Escola do Legislativo, que tem como missão promover educação política, cidadania e transparência. Para as diretoras Laura Ganem (Diretora), Ana Luíza Bottini (Coordenadora Geral) e Roberta Brandão (Coordenadora Pedagógica), a proposta reforça o compromisso da instituição com o bem-estar de todos que contribuem com a construção diária do Poder Legislativo. O ciclo de encontros seguirá com novas atividades nos dias 1º, 6 e 15 de outubro, com a presença de especialistas das áreas da saúde e educação.