WhatsApp Image 2025-02-24 at 12.01.07
WhatsApp Image 2025-02-24 at 12.01.06
BANNER 728x90 - Agradecimento Carnaval

Saiba quem são os políticos citados na investigação da fraude do INSS

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o compartilhamento de todos os inquéritos que investigam a chamada “farra dos descontos indevidos” aplicados a aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão ocorre após a Polícia Federal (PF) mencionar os nomes do ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) e do deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) em um ofício encaminhado ao magistrado. A informação foi divulgada pela coluna do jornalista Fábio Serapião, no portal Metrópoles.

Segundo a reportagem, os nomes dos dois políticos surgiram no âmbito da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal em abril deste ano. A investigação, conduzida por um delegado em São Paulo, apura um esquema bilionário de fraudes envolvendo descontos ilegais realizados diretamente nos contracheques de aposentados, sem autorização prévia. A operação revelou conexões entre agentes públicos e entidades privadas que se beneficiaram financeiramente do esquema.

Onyx Lorenzoni, que ocupava o cargo de ministro da Previdência durante o governo de Jair Bolsonaro, e o deputado Fausto Pinato foram citados por terem mantido relações financeiras com Felipe Gomes Macedo. Macedo presidia a Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), uma das instituições apontadas como participantes ativas do esquema de descontos fraudulentos. As transações entre os políticos e o empresário levantaram suspeitas de envolvimento ou favorecimento.

Em 2022, Macedo doou R$ 60 mil à campanha de Onyx ao governo do Rio Grande do Sul. No mesmo ano, a ABCB firmou um contrato com o INSS que lhe permitia aplicar descontos diretamente sobre os proventos de aposentados. Desde então, a entidade já arrecadou cerca de R$ 324 milhões. As tratativas para esse acordo começaram justamente quando Onyx ainda ocupava a pasta da Previdência, o que reforça a necessidade de aprofundar as investigações sobre eventuais conflitos de interesse ou tráfico de influência.

WhatsApp Image 2025-02-24 at 12.01.07
WhatsApp Image 2025-02-24 at 12.01.06
BANNER 728x90 - Agradecimento Carnaval