O site Se Ligue Bahia, pertencente a Flávio Costa Maron, primo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, foi responsável por divulgar, nesta quarta-feira, uma informação falsa envolvendo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. A publicação afirmou que o governador teria escrito de forma incorreta o nome do município de Coaraci, durante uma agenda oficial.
De acordo com o conteúdo divulgado pelo site, Jerônimo teria grafado o nome da cidade como “Cuaraci”. No entanto, a informação não procede. O que foi escrito pelo governador foi “Guaraci”, forma historicamente utilizada e ligada à origem etimológica do nome do município, o que descaracteriza o erro apontado pela publicação.
A grafia “Guaraci” tem relação com raízes históricas e linguísticas associadas à formação do nome da cidade, sendo conhecida por estudiosos e moradores da região. Ainda assim, o site optou por divulgar uma versão incorreta do fato, caracterizando a disseminação de fake news.
Em discurso, o governador Jerônimo Rodrigues lamentou a propagação da informação falsa e foi duro ao comentar o episódio. Segundo ele, a divulgação da fake news demonstra falta de cultura por parte de quem a espalhou e afirmou que, caso houvesse conhecimento histórico e educacional, o erro não teria sido cometido.






