O governo federal vai comprar imóveis no Rio Grande do Sul para os desabrigados pelas fortes chuvas que atingiram o estado. A informação foi divulgada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (15). De acordo com Rui, todos os gaúchos que perderam moradias que se enquadram nos padrões das faixas 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida serão atendidos.
“Vamos fazer a compra assistida de imóveis usados para 100% dos que perderam suas casas”, disse o ministro, durante evento em São Leopoldo. “Aquelas pessoas que estão em abrigo ou nas casas de familiares já podem procurar uma casa à venda. O governo federal vai comprar a casa, via Caixa, e entregar à pessoa”, detalhou.
Além dessa, outra medida anunciada foi a suspensão por um período de seis meses do pagamento do Minha Casa, Minha Vida nas cidades atingidas. Na ocasião, Rui Costa também disse que todas as residências que estavam para leilão, nas cidades afetadas pelas enchentes, terão a quitação feita pelo governo federal, que “entregará às famílias que precisam das casas”.
“Identificamos 600 casas nessas cidades que iam a leilão e já retiramos elas do leilão para repassar às famílias atingidas”, afirmou.