Com ações educativas, coleta de eletroeletrônicos em incentivo à logística reversa e a distribuição de mudas de essências florestais e frutíferas, a Prefeitura de Itabuna encerrou as atividades da Semana do Meio Ambiente em um estande na Praça José Bastos. A programação foi aberta no dia 2 com a realização de passeio ciclístico, enquanto no dia 5 houve o plantio de mudas de “Ipê de Jardim” na Escola Municipal São Paulo da Cruz, no Mangabinha.
Hoje houve a participação de professores e um grupo de alunos da Escola Municipal Flávio Simões Costa e do Colégio da Polícia Militar (COM) que auxiliaram na distribuição das cerca de 100l mudas, cedidas à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) pela a CVR Costa do Cacau, responsável pelo armazenamento de resíduos sólidos do município, que também distribuiu sacolas reutilizáveis e cartilhas de Educação Ambiental.
O diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa, explicou que os aparelhos celulares, impressoras, teclados, televisores, microondas e demais equipamentos eletroeletrônicos em desuso coletados no estande serão encaminhados para reciclagem ou descarte adequado.
Ele lembrou que as pessoas podem cooperar com os esforços da Prefeitura em evitar que este tipo de material seja descartados em terrenos baldios ou mesmo na coleta domiciliar. Para a coleta, podem ligar para (73) 3214-1452 ou enviar um correio eletrônico (email) para o endereço: meiambiente@itabuna.ba.gov.br e solicitar o recolhimento dos eletroeletrônicos.
Na tarde de quinta-feira, dia 6, no Centro de Cultura Adonias Filho, houve palestras de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e com o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, que falou sobre a implantação do Programa o Recicla Itabuna. Ele recordou o fechamento pelo prefeito Augusto Castro (PSD), em maio de 2021, do antigo lixão que, além de ser um grave problema de meio ambiente e saúde pública, foi tema de recorrentes reportagens na TV em nível nacional.