A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), definiu nesta terça-feira (4) o esquema especial de transporte público para os dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025, que ocorrerão nos próximos domingos, 9 e 16 de novembro. O exame será realizado em 1.804 municípios brasileiros, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas foram adiadas para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
De acordo com a SETTRAN, além da frota regular que circula aos domingos a partir das 5h, serão disponibilizados carros-extras entre 9h e 19h30, garantindo o transporte dos candidatos antes e após as provas. Desde o início da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), o município mantém atenção especial aos dias de realização do ENEM, reforçando o número de veículos e agentes de fiscalização nas ruas para assegurar o cumprimento dos horários e o bom funcionamento do serviço.
O diretor do Departamento de Transportes da SETTRAN, Whellington Santana, explicou que o planejamento foi elaborado com base no mapeamento dos locais de prova e nas demandas registradas em anos anteriores. “Todos os anos recebemos o cronograma das escolas onde o ENEM será aplicado, o que permite identificar os bairros que exigem maior cobertura. A partir desses dados, fazemos estudos e promovemos as adaptações necessárias para garantir a eficiência do transporte”, destacou.
O ENEM é composto por provas de quatro áreas do conhecimento — Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática — totalizando 180 questões objetivas, além da redação dissertativo-argumentativa. Os resultados podem ser utilizados para ingresso em universidades públicas, bolsas de estudo em instituições privadas, acesso a programas de crédito estudantil, certificação do ensino médio e até mesmo para estudar em instituições de ensino superior em Portugal.









