Na tarde desta quinta-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu o prefeito de Gongogi, Adriano Mendonça (Avante), em mais uma rodada de reuniões com gestores municipais no Centro de Operações e Inteligência. Durante o encontro, Adriano anunciou sua decisão de integrar o grupo político do governador, descartando qualquer reaproximação com ACM Neto (União Brasil), a quem apoiou na última eleição.
“Não tenho mais interesse em marcar agenda com ACM Neto. Hoje estou aqui para dizer que quero fazer parte do seu grupo”, afirmou Adriano. O prefeito relatou que, após três anos sem contato, recebeu uma ligação do ex-prefeito de Salvador, mas optou por não atender. “Estava voltando para Gongogi quando vi um número desconhecido. Era ACM Neto, querendo marcar uma agenda. Mas, depois de tanto tempo sem me procurar, não faz mais sentido”, explicou. Segundo ele, a população do município aguardava ansiosa uma foto sua ao lado do governador, considerando isso um presente para Gongogi, que completará 63 anos de emancipação no próximo dia 12 de abril.
Adriano estava acompanhado do vice-prefeito Fernando Matos, do secretário municipal de Saúde, Dermival Simões, e do presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto. Durante a reunião, o prefeito reforçou a insatisfação de ex-aliados de ACM Neto. “Quem apoiou ele, como eu, ficou três anos sem uma ligação sequer. Eu já tinha descartado, porque entendo que ele não gosta de gente, e para governar, precisa gostar de gente, abraçar o povo”, criticou. Entre as demandas apresentadas ao governador, Adriano solicitou melhorias no abastecimento de água para os distritos, transporte para pacientes em tratamento fora do município, kits de saúde, além de obras de infraestrutura, como a reforma do estádio e pavimentação asfáltica.
Na área da saúde, Jerônimo Rodrigues autorizou a entrega de um kit de estabilização, quatro kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma van para transporte de pacientes. Além disso, determinou que a Secretaria de Recursos Hídricos, por meio da Embasa, realizasse uma visita técnica para resolver o abastecimento de água nos distritos de Tapirama, Nova Palma e Assentamento Santa Irene. Também solicitou que a Seinfra avaliasse a pavimentação do trecho que liga Gongogi à BA-120 e que a SUDESB desenvolvesse um projeto, em parceria com a prefeitura, para a reforma do estádio e construção da Areninha. Segurança pública e assistência social também foram pautas da reunião.