Com um investimento de R$ 1,6 milhão, o Aeroporto de Porto Seguro passará por serviços de “grooving” na área de movimentação de aeronaves. Essa técnica melhora a drenagem da pista, facilitando o escoamento da água, especialmente no período chuvoso, e aumentando a segurança das operações aéreas na região da Costa do Descobrimento.
A obra será realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e o processo licitatório já está em andamento. A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está prevista para o dia 17 de março. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de melhorias voltadas para a infraestrutura aeroportuária do estado.
No último ano, o Aeroporto de Porto Seguro foi o mais movimentado entre os aeroportos regionais baianos, registrando 2,2 milhões de passageiros. A Costa do Descobrimento, que combina belezas naturais com um rico patrimônio histórico, continua sendo um dos principais destinos turísticos da Bahia, impulsionando a necessidade de investimentos na estrutura aeroportuária. Em julho, a Seinfra já havia concluído a pavimentação da pista de pouso e decolagem, além da regularização das faixas laterais.
Além dessa obra, um novo processo licitatório está em andamento para a regularização de 32 aeródromos baianos, como Cocos, Ruy Barbosa e Carinhanha. O objetivo é elaborar Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA) e realizar levantamentos topográficos, garantindo que os equipamentos atendam às exigências do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A abertura das propostas dessa licitação será no dia 14 de março.