A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (19), quatro mandados de busca e apreensão no Shopping Popular de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia. A ação faz parte da Operação Rota de Colisão, que investiga o desvio de mercadorias do Centro de Distribuição dos Correios (CDD) da cidade. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Ilhéus.
Segundo a PF, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) estima um prejuízo superior a R$ 270 mil devido às indenizações pagas pelos desvios, especialmente de aparelhos celulares. As investigações indicam que parte dessas mercadorias foi revendida no comércio local.
A operação tem como alvo suspeitos envolvidos no esquema, que teriam desviado produtos do fluxo postal para abastecer o mercado ilegal. As apurações apontam ainda possíveis fraudes em sistemas informatizados para acobertar os desvios.
Os crimes investigados incluem peculato desvio, inserção de dados falsos em sistemas da administração pública e receptação. A PF segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e responsabilizá-los judicialmente.