IMG_4954

Partidos governistas lideram número de candidatos a prefeito, enquanto oposição perde força

Após quase duas décadas de governo petista na Bahia, os partidos aliados seguem liderando o número de candidatos a prefeito. O PSD vai disputar a prefeitura em 227 municípios, enquanto o PT em 157.

No passado, o PP era uma das principais forças políticas ao lado do governo petista, mas essa posição foi assumida pelo Avante. Em 2020, o Avante lançou 31 candidatos a prefeito; este ano, são 132. O partido é liderado por Ronaldo Carletto, mas o crescimento da sigla está diretamente ligado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, que foi o responsável por fortalecer o partido, encontrando em Carletto a pessoa certa para conduzir esse projeto.

Por outro lado, o PP sofreu uma redução significativa, passando de 177 candidatos em 2020 para 84 em 2024. Enquanto os partidos alinhados ao PT continuam a crescer, os da oposição perdem espaço. A exemplo do PP, o União Brasil reduziu seu número de candidatos a prefeito de 95 em 2020 para 81 este ano.

Esse cenário foi analisado pelo cientista político Cláudio André, que destaca o enfraquecimento da oposição: “O declínio do grupo de ACM Neto é evidente e preocupante”, afirma.

Dentro da oposição, o Republicanos reduziu seus candidatos de 51 para 39, e o PSDB de 46 para 19, comparando os últimos quatro anos.

IMG_4954