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Obras da Fiol na Bahia são suspensas após R$ 784 milhões investidos

A construção da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Ilhéus, foi suspensa com 75% das obras concluídas. A BAMIN, empresa responsável pelo projeto, anunciou a desmobilização do contrato com o governo federal no dia 31 de março, interrompendo um empreendimento considerado estratégico para o escoamento de minério e grãos na Bahia.

Prevista no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde 2023, a ferrovia tinha conclusão estimada para 2027, mas o presidente Lula havia solicitado a antecipação para 2026. A paralisação representa um revés para o projeto, que é apontado como essencial para a infraestrutura logística do estado.

A BAMIN não divulgou os motivos da suspensão, mas garantiu que continuará prestando serviços de manutenção e cumprindo compromissos socioambientais ligados ao Projeto Integrado Pedra de Ferro. Além disso, a empresa segue buscando investidores para viabilizar a retomada da obra.

Diante da situação, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav-BA) convocou uma assembleia para esta quarta-feira (2) a fim de discutir os impactos da decisão. Enquanto isso, o Ministério dos Transportes ainda não se manifestou sobre a paralisação.

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