O Centro Cirúrgico do Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, inaugurado recentemente pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o Governo do Estado, já está em pleno funcionamento. Desde o primeiro dia de atendimento ao público, quando foi realizada a primeira cirurgia ortopédica, a unidade vem registrando um aumento no número de procedimentos, beneficiando pacientes de Itabuna e de toda a região Sul da Bahia.
A primeira cirurgia foi realizada pelo médico ortopedista Antônio Carlos, que atua no hospital há mais de 25 anos. Ele destacou que o novo centro cirúrgico, mais amplo e bem equipado, representa um avanço significativo para a saúde pública local. “Iniciamos as atividades e, de imediato, realizamos duas cirurgias. Foi um ganho para a população e um avanço muito grande na saúde pública”, afirmou o ortopedista.
O supervisor médico da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna (FASI), gestora do hospital, doutor Fernando Alves Jr., também ressaltou a importância da nova estrutura. “Com esse novo centro cirúrgico, será possível salvar muito mais vidas e oferecer um atendimento ainda mais qualificado aos pacientes”, destacou. Desde o dia 15, o centro já realizou 47 cirurgias, sendo 17 ortopédicas, 4 vasculares, 2 bucomaxilofaciais e 24 gerais.
O Novo Hospital de Base segue a política de “Portas Abertas” para urgências e emergências, atendendo integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com seis novas salas cirúrgicas equipadas com tecnologia de ponta, além de um Pronto-Socorro, Setor de Bioimagem e duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), a unidade atende 22 municípios pactuados, mas seu alcance chega a mais de 120 municípios, reforçando sua importância para toda a região.