O médico pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Kalil Filho, forneceu detalhes sobre o estado de saúde do presidente após o acidente doméstico ocorrido no sábado (19). Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês de Brasília com um traumatismo craniano, causado por uma pancada na parte de trás da cabeça, o que exigiu pontos no local do ferimento.
Segundo Kalil, exames de tomografia e ressonância indicaram um pequeno sangramento na região frontal do cérebro, causado pelo efeito de contragolpe da queda. “Em quedas, é comum o contragolpe lesionar a parte frontal, mesmo com o impacto ocorrendo na parte de trás”, explicou o médico em entrevista à CNN Brasil.
Apesar da gravidade do acidente, o presidente não perdeu a consciência. “Ele não desmaiou nem escorregou, apenas sofreu o impacto”, afirmou Kalil. O médico recomendou que Lula evite viagens longas nas primeiras 24 horas após o incidente, mas ressaltou que o presidente já pode retomar suas atividades normais.
Lula cancelou sua viagem à Cúpula dos Brics, que aconteceria em Kazan, na Rússia, neste domingo. Mesmo após o acidente, ele foi liberado para voltar ao trabalho no Palácio do Planalto na segunda-feira (21), seguindo em observação nos próximos dias.