Essa ação busca desenvolver um ambiente seguro para todos os jovens, adolescentes e crianças
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), realizou mais uma etapa do projeto “Escola Segura”, em alusão à programação do Maio Laranja – mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes –, na Escola Municipal Heitor Dias, no centro de Ilhéus.
A iniciativa visa dar visibilidade e conscientizar estudantes sobre o combate à exploração e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. A realização da programação é da Guarda Civil Municipal, coordenação da Seop, com o devido acompanhamento pedagógico da escola.
Dentre as ações, há distribuição de folderes para crianças do 5º e 4º ano, que possuem habilidade de leitura e contação de história para as crianças menores. Além de distribuição de lacinho laranja que simboliza o mês.
Segundo o secretário Marcelo Barreto, as ações educativas podem trazer diversos benefícios aos estudantes. Alguns deles são: conscientização, empoderamento, diálogo aberto, prevenção e rede de apoio. “Esses benefícios demonstram como as ações nas escolas durante o Maio Laranja, desempenham um papel essencial na promoção da segurança, bem-estar e proteção dos estudantes contra o abuso sexual. O engajamento ativo nessa causa pode contribuir para criar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos”, disse o secretário.
*Em colaboração com Caroline Mendes (Estagiária de comunicação na Seop)