O presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu recentemente uma reestruturação na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e retirou o controle da superintendência de Bom Jesus da Lapa das mãos do União Brasil, partido ligado ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. A medida faz parte de um processo de revisão das indicações políticas em cargos estratégicos do governo federal.
Com a mudança, o presidente decidiu transferir a responsabilidade pela nova indicação ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, ampliando o espaço político do ex-governador baiano dentro da administração federal. O novo superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa deve ser anunciado nas próximas semanas.
Até então, o cargo era ocupado por Harley Xavier Nascimento, nome indicado pelo deputado federal Arthur Maia (União Brasil) durante o governo do ex-presidente Michel Temer. A substituição marca o fim da influência do grupo ligado a Maia e ACM Neto na direção regional do órgão.
A decisão de Lula reforça o prestígio e a força política de Rui Costa no cenário nacional, consolidando sua posição como uma das principais lideranças do PT e ampliando sua influência sobre cargos estratégicos na Bahia e no Nordeste.









