Um líder de facção criminosa com atuação no sul da Bahia foi preso na manhã deste domingo (22), enquanto curtia a praia em João Pessoa, capital da Paraíba. A operação, que resultou na prisão de Eduardo Damasceno Silva, conhecido como “Bel”, foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A facção liderada por ele estendia sua influência pelas cidades de Itacaré, Ilhéus e Itabuna.
De acordo com a SSP, Eduardo estava foragido e era procurado por dois mandados de prisão. Ele é apontado como responsável por uma série de crimes, incluindo tráfico de drogas, armas e munições, homicídios, roubos, corrupção de menores e lavagem de dinheiro. A gravidade de seus crimes o colocou na carta 6 de Ouros do “Baralho do Crime” da secretaria, ferramenta utilizada para identificar os criminosos mais procurados do estado.
A captura foi realizada por equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e Paraíba, com apoio do Comando de Policiamento Regional Sul (CPR-Sul) e da 72ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Investigações também apontaram que Eduardo mantinha uma aliança criminosa com uma facção do Rio de Janeiro, sendo responsável por negociar armas e drogas com criminosos que atuam em comunidades cariocas.

Durante a operação, as equipes também cumpriram um mandado de busca e apreensão em um imóvel usado pelo traficante. No local, foram encontrados celulares, documentos e um veículo de luxo avaliado em R$ 200 mil. A polícia segue realizando buscas no endereço para levantar mais evidências que fortaleçam as investigações.