O município de Itabuna encerrou o mês de setembro com saldo positivo de 403 empregos com carteira assinada, alcançando o melhor resultado de 2025 no mercado de trabalho formal e no empreendedorismo. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), divulgados na tarde de quinta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O setor comercial foi o principal responsável pelo bom desempenho, com a criação de 211 novos postos de trabalho, quase dez vezes mais que o resultado de agosto, quando foram registradas apenas 26 vagas. A indústria também apresentou saldo positivo, com 71 empregos, seguida pela construção civil, que gerou 53 vagas. O setor de serviços contabilizou 41 novas oportunidades, enquanto a agropecuária surpreendeu ao abrir 24 postos de trabalho, revertendo o resultado negativo do mês anterior, quando havia registrado perda de sete vagas.
No acumulado do ano até setembro, Itabuna contabilizou 1.568 admissões contra 1.165 desligamentos, consolidando o saldo positivo de 403 empregos formais. O desempenho reforça a tendência de recuperação do mercado de trabalho no município, com destaque para o crescimento do comércio e da construção civil.
Em agosto, o saldo havia sido de 288 postos de trabalho com carteira assinada, resultado também positivo e que refletiu a vitalidade das atividades urbanas e o avanço de obras públicas e privadas. Naquele período, os setores que mais contribuíram para a geração de empregos foram serviços (502 vagas), comércio (427), construção civil (112) e indústria (109). Apenas a agropecuária apresentou desempenho negativo, com a redução de sete vagas formais.









