A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Governo e em articulação com as demais pastas, definiu nesta sexta-feira (4) um novo esquema de gestão compartilhada para a Praça Otávio Mangabeira e outros espaços públicos da cidade. A decisão foi tomada durante reunião entre os secretários municipais, em atendimento à orientação do prefeito Augusto Castro (PSD), diante da crescente demanda por uma gestão mais eficiente desses espaços. “A complexidade da praça gerou um aumento exponencial na demanda de gestão”, explicou o secretário de Governo, Luciano Veiga.
Desde sua inauguração, em 27 de maio, a Praça Otávio Mangabeira tem atraído um grande número de frequentadores de todas as idades, tornando-se um importante ponto de lazer e convivência. Com o aumento da movimentação, também surgiram desafios de organização e manutenção, o que evidenciou a necessidade de uma atuação conjunta entre as secretarias. “Precisamos estar preparados para essa realidade, definindo claramente as funções e responsabilidades de cada pasta na gestão compartilhada”, destacou a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes.
Cada secretaria indicará servidores responsáveis por zelar e fiscalizar a praça, sob coordenação de Paulo Nunes Neto, que será nomeado pelo prefeito. A gestão compartilhada também será adotada em outros espaços públicos, como a Praça Pastor Hélio Lourenço da Silva, no Góes Calmon, e a orla da Beira-Rio. Durante o encontro, participaram também os secretários Humberto Mattos (Segurança e Ordem Pública), Mauro Ribeiro (Indústria e Comércio), José Carlos Trindade (Promoção Social), além do subcomandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Valdir Santos.
Ficou estabelecido que à Secretaria de Infraestrutura caberá a manutenção, limpeza, paisagismo e iluminação; à Indústria e Comércio, a organização dos quiosques e fiscalização da praça de alimentação junto à Vigilância Sanitária. A SESOP cuidará da segurança, com guardas e viaturas no local, enquanto a SETTRAN será responsável por fiscalizar o uso adequado dos estacionamentos e coibir a circulação de bicicletas e motos sobre a praça. Já a SEMPS indicará educadores sociais para orientar o uso correto dos brinquedos pelas crianças. A população também é chamada a colaborar, descartando lixo corretamente e ajudando a preservar os espaços públicos, como reforçou Sônia Fontes: “A praça é de todos. Vamos cooperar com os esforços que vêm sendo feitos por meio do Programa Praça Viva.”