Paciente foi diagnosticado com Varíola M após perceber várias lesões no corpo; ele está em isolamento domiciliar
Um caso isolado de MPox, também conhecida como varíola M, foi identificado em Ilhéus, no sul da Bahia. O paciente é um homem de 34 anos, residente na área urbana da cidade.
O diagnóstico foi feito após o paciente procurar atendimento médico devido a múltiplas lesões no corpo, rosto e regiões íntimas. Ele está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica de Ilhéus e recebe os cuidados necessários, se recuperando em isolamento domiciliar. Seu estado de saúde é estável e sem complicações.
A Vigilância Epidemiológica informou que a coleta de amostras da lesão foi realizada no dia 6 de agosto, terça-feira. Essas amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Salvador, que confirmou a presença do vírus monkeypox. O paciente permanecerá em isolamento até a completa cicatrização das lesões.
O contágio não ocorreu em Ilhéus. O homem relatou ter tido contato com uma pessoa que apresentava lesões semelhantes durante uma viagem a Salvador.
Este é o segundo caso confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab) no município de Ilhéus entre 2022 e 2024. Veja os dados abaixo:
Boletim Sesab sobre MPox (06.08.2024)
Ilhéus (2022 – 2024)
- Notificados: 24
- Confirmados: 2
Bahia – 2024
- Notificados: 107
- Confirmados: 36
Ilhéus confirma caso de Varíola M: entenda o que é o vírus
A MPOX, anteriormente conhecida como varíola dos macacos (ou monkeypox, em inglês), é o novo nome adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para essa doença.
O surto atual de MPOX é mais preocupante do que os anteriores devido à presença de uma nova variante do vírus, considerada pelos especialistas como a mais perigosa já registrada.
No Brasil, em 2024, foram notificados 709 casos e 16 mortes por MPOX. Diante do risco de um novo problema de saúde pública, o Ministério da Saúde convocou uma reunião para discutir a situação. Em nota, o Ministério informou que planeja atualizar as recomendações e o plano de contingência para a MPOX no país.
A MPOX é causada pelo vírus monkeypox, que pertence ao mesmo grupo da varíola, embora, em geral, cause menos danos. Originalmente transmitido de animais para humanos, o vírus agora também se espalha entre pessoas.