A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na última terça-feira (4), a Operação Freedom, com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, que atua em território baiano. A ação foi realizada de forma simultânea na Bahia e no Ceará e resultou, até o momento, na prisão de 31 pessoas e no cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão.
Os mandados estão sendo cumpridos em Salvador, nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, nos municípios de Aratuípe e Ilhéus, e também na cidade de Eusébio, no Ceará. Ao todo, mais de 90 ordens judiciais foram expedidas e estão sendo executadas ao longo do dia, envolvendo equipes especializadas das polícias dos dois estados.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias vinculadas ao grupo investigado. Os alvos da Operação Freedom são suspeitos de homicídios e de participação na expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades da Bahia, comprometendo a segurança pública local.
De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana. A ação reforça o compromisso da Polícia Civil com o combate ao crime organizado e a proteção da população, por meio de investigações estratégicas e integração entre os órgãos de segurança.









