IMG_4954

Fazendas de cacau em Mascote e Arataca, no sul da Bahia, passam a receber água tratada

Um grupo de 19 propriedades rurais produtoras de cacau no sul da Bahia recebeu água tratada, beneficiando diretamente os trabalhadores locais. Essas fazendas foram equipadas com sistemas de purificação fornecidos pela startup Água Camelo, com o apoio da Nestlé. Cada sistema inclui uma bomba, um filtro, uma caixa d’água e um conjunto de tubos.

O projeto começou em 2023 com a instalação dos sistemas em duas fazendas localizadas em Mascote e Arataca. Em 2022, a água encanada atendia 79,22% da população em Mascote e 53,77% em Arataca, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Com a instalação dos filtros, a água captada dos poços é potável e atende à demanda dos trabalhadores das lavouras de cacau. Maurício, da Fazenda Nossa Senhora das Graças em Arataca, observa que a iniciativa também ajuda a motivar os trabalhadores em um contexto de escassez de mão de obra.

O projeto, originado a partir das visitas de campo da equipe do Nestlé Cocoa Plan (NCP), visa expandir o acesso à água potável para mais propriedades na região. A Nestlé informou que as fazendas beneficiadas, bem como as futuras, poderão se tornar fornecedoras de cacau. Além disso, a parceria com a Água Camelo criará uma base de dados sobre a cadeia produtiva do cacau. Daniel Ilg, diretor operacional e cofundador da Água Camelo, explicou que a plataforma desenvolvida auxiliará na identificação e categorização das fazendas, fornecendo também capacitação técnica sobre instalação e manutenção dos sistemas, bem como orientações sobre uso da água, saneamento básico e higiene. Barbara Sapunar, diretora executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil, destacou que a iniciativa promove o avanço socioeconômico das regiões fornecedoras e contribui para o desenvolvimento de novos fornecedores, garantindo a sustentabilidade dos negócios.

IMG_4954