Cinco casas foram atingidas pelo avanço da maré na praia de São Miguel, zona norte de Ilhéus, sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (17). A Defesa Civil notificou os moradores e orientou a evacuação das residências. Uma das casas sofreu rachaduras e corre risco de desabamento.
Segundo a Defesa Civil, a família afetada foi encaminhada para o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Ilhéus, onde receberá o suporte necessário. A prefeitura disponibilizou uma máquina para auxiliar na construção de uma encosta, com o objetivo de evitar novos desabamentos. Além disso, sacos de areia estão sendo colocados para tentar conter o avanço da maré.
A erosão em Ilhéus tem deixado moradores desalojados. Em agosto de 2024, uma pessoa ficou desalojada pelo avanço da maré na mesma região e atualmente recebe auxílio-aluguel, já que a área é considerada de risco.
No final de 2023, o município decretou situação de emergência em áreas afetadas pelo avanço do mar na Zona Norte. Na ocasião, sacos de areia foram colocados na tentativa de conter a maré, mas acabaram sendo levados pela força da água. A erosão continua afetando um trecho de mais de quatro quilômetros, incluindo as praias de São Domingos, São Miguel, Ponta da Tulha, Mamoã, Joia do Atlântico e Ponta do Ramo, todas monitoradas pela Defesa Civil.