O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentável (COMDUS) aprovou por unanimidade, durante reunião ordinária nesta quinta-feira (5), o licenciamento dos projetos de reforma do antigo imóvel do Escritório Local da CEPLAC, localizado na Avenida Juca Leão, no centro de Itabuna. O espaço será destinado à instalação da 27ª e 28ª Zonas Eleitorais, conforme projeto do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
O imóvel, que estava abandonado há anos, foi cedido à Justiça Eleitoral pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em outubro do ano passado, conforme publicação no Diário Oficial da União. Anteriormente, o prédio abrigava a unidade da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), que, ao encerrar suas atividades no local, transferiu o imóvel para a SPU.
Presidido pelo arquiteto e urbanista Marcelo Andrade, o COMDUS, composto por representantes de secretarias municipais e instituições da sociedade civil, deliberou pela liberação do alvará para a reforma, que será emitido pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB). A secretária Sônia Fontes esteve presente na abertura da reunião. O projeto prevê a recuperação do imóvel, que contará com 1.948 metros quadrados de área construída em um terreno total de 7.478 metros quadrados, localizado em uma área nobre de Itabuna, próximo ao Grapiúna Tênis Clube (GTC).