Entre a diversidade de especialidades ofertadas pelo Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), inaugurado em maio no município de Teixeira de Freitas, a população do extremo sul baiano passou a contar com o acesso ao Serviço de Cirurgia Cardíaca.
Na última semana, a especialidade realizou as primeiras cirurgias de revascularização do miocárdio. “Os procedimentos foram feitos em pacientes graves, pós infarto, e transcorreram muito bem, o que mostra a segurança do nosso Centro Cirúrgico e preparo do nosso corpo técnico”, destacou o coordenador médico do Serviço, Douglas Barbosa.
Antes de passar pelas cirurgias de revascularização, os pacientes também passaram por cateterismo, procedimento ofertado pelo Serviço de Hemodinâmica do HECB.
“Os pacientes se recuperam bem, com proposta de alta para os próximos dias. Começar o serviço com casos desafiadores, iguais aos que foram apresentados, nos mostra que o Serviço está preparado para tudo”, assegurou Barbosa.
Desde a inauguração, o HECB realizou 6.433 atendimentos médicos e multiprofissionais, 24.108 exames e procedimentos e 450 cirurgias. Com 216 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o HECB também realiza diagnósticos e tratamentos em especialidades como clínica geral, ortopedia, angiologia, além de urologia, mastologia, neurocirurgia e oncologia.
Ainda integram o parque tecnológico do Hospital Estadual Costa das Baleias: centro de bioimagem, ressonância magnética e tomografia computadorizada; ultrassonografia, eletroencefalograma (EEG), mamografia, eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Para ser atendido em um dos serviços, é necessário que o paciente seja encaminhado via SAMU, Central Estadual de Regulação ou Sistema Lista Única.