Aliados do ex-prefeito ACM Neto estão preocupados com a articulação política do governador Jerônimo Rodrigues (PT) após as eleições. Muitos já veem a disputa de 2026 como um desafio tão difícil quanto o enfrentado por Zé Ronaldo contra Rui Costa em 2018.
A migração em massa de prefeitos para o grupo do governador surpreendeu os aliados de Neto. “Não adianta mais dizer que Jerônimo está com a popularidade em baixa no interior se esse fluxo dos prefeitos prova o contrário”, afirmou um membro do grupo. Outro aliado reconheceu: “Sabíamos que as constantes viagens do governador ao interior poderiam fortalecer sua popularidade. E, infelizmente para nós, foi o que aconteceu.”
Prefeitos e ex-prefeitos ainda alinhados com Neto não demonstram confiança em sua candidatura ao governo em 2026. Muitos já buscam interlocutores para também aderir ao grupo de Jerônimo, sinalizando uma possível debandada no futuro.
Até mesmo a página Soberano da Bahia, que apoia ACM Neto e é acompanhada pela oposição, expressou frustração recentemente, cobrando uma reação do ex-prefeito diante da ofensiva governista. “De cada 10 prefeitos, 8 são de Jerônimo”, lamentou a página. Nos últimos dias, mais de 30 prefeitos declararam apoio ao governo.