Um homem acusado de cometer um duplo homicídio em Canavieiras, no sul da Bahia, foi preso no Rio de Janeiro durante uma megaoperação conjunta da Polícia Civil e Militar fluminense. O suspeito, Marlon Niza Júnior, é apontado como autor dos disparos que tiraram a vida do casal Rafael Luz e Jaqueline Santiago de Jesus, em outubro de 2021.
De acordo com a Polícia Civil da Bahia, o casal havia acabado de retornar de um festival de motocicletas realizado no sítio histórico de Canavieiras, onde trabalhavam vendendo suspiros. Após uma discussão no evento, eles foram surpreendidos e baleados por homens em uma motocicleta ao chegar em casa, fato que chocou a comunidade local.
Foragido desde o crime, Marlon foi localizado durante uma das maiores operações policiais já realizadas no Rio, voltada ao combate à facção Comando Vermelho. No estado fluminense, ele também responde por formação de quadrilha e associação ao tráfico. Após o término desse processo, Marlon deverá ser transferido para a Bahia para responder pelo duplo homicídio.
A operação, considerada pelo governo do Rio como a mais letal da história do estado, resultou em mais de 80 prisões e pelo menos 60 mortes em confrontos. Entre os mortos, estão dois baianos, sendo que um deles foi identificado como integrante do Comando Vermelho em Salvador. A identidade do outro não foi divulgada, reforçando a magnitude e a complexidade da ação policial.









