O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, reafirmou seu compromisso de unir a oposição ao governo do estado nas maiores cidades do sul da Bahia. “Se depender de mim, vamos ter uma única candidatura em Ilhéus e em Itabuna. E as conversas estão afunilando para isso”, afirmou.
A assessoria do ex-prefeito de Salvador disse ao Jornal das Sete, da Morena FM, que o cenário ainda é indefinido. Essa informação tem um peso maior para Ilhéus, pois havia a expectativa de que a saída do ex-prefeito Jabes Ribeiro da corrida eleitoral resultasse em apoio ao pré-candidato do União Brasil, Valderico Junior, o que ainda não aconteceu.
Enquanto isso, os rumores de que o PP de Jabes possa voltar à base do governo do estado estão crescendo, o que teria grandes implicações para a disputa em Ilhéus. Após a desistência de Jabes, a pré-candidata do PT, Adélia Pinheiro, mudou o tom sobre o ex-prefeito, com quem trocou farpas este ano.
Em Itabuna, o desafio de ACM Neto é unir seu partido, representado pelo Capitão Azevedo, com as pré-candidaturas do deputado Fabrício Pancadinha, do Solidariedade, e de Isaac Nery, do PDT. O problema é que são três candidatos para duas vagas na chapa majoritária, as de prefeito e vice, e nenhum quer ser vice.