No âmbito da discussão sobre a situação de abandono dos prédios históricos em Ilhéus, o Serviço de Patrimônio da União (SPU) divulgou que o Casarão da Rua Conselheiro Dantas, localizado no centro da cidade em frente ao supermercado Alana, será leiloado no dia 21 de maio, com lance mínimo de R$ 670 mil. Construído no final do Século 19, o edifício já abrigou a Marinha Mercante e o Ministério dos Transportes por muitos anos.
Em 2018, a União cedeu o imóvel ao município de Ilhéus com a intenção de que a Secretaria de Meio Ambiente fosse instalada ali, visando reduzir os custos com aluguel. No entanto, a iniciativa não foi adiante, e o prédio foi deixado de lado, chegando a correr o risco iminente de desabamento.
Devido ao descumprimento do contrato por parte da prefeitura de Ilhéus, a União decidiu rescindi-lo unilateralmente. A advogada do Coletivo Preserva Ilhéus, Marta Serafim, denunciou em 2021 aos Ministérios Públicos Estadual e Federal a negligência da gestão municipal na conservação do patrimônio histórico-arquitetônico da cidade, incluindo o Casarão da Rua Conselheiro Dantas. Em um incidente, a marquise lateral do prédio desabou, quase ferindo transeuntes na rua. Construído pelo Coronel Aureliano Brandão Pinto (Tico Pinto), o centenário edifício agora está prestes a ser leiloado, o que preocupa Serafim, que lamenta a falta de preservação em prol da memória do município.
“É uma pena ver Ilhéus perder mais uma oportunidade de utilizar esse espaço e transformá-lo em um ponto turístico, resultado da negligência dos gestores municipais no cuidado com nosso patrimônio, o que configura Improbidade Administrativa”, alerta a advogada.