O vereador e secretário-geral do PT Bahia, Manoel Porfírio, recebeu nesta semana o líder Vinícius Vieira Quilombola, Co-Fundador do Núcleo Setorial Nacional de Assuntos Territoriais das Comunidades Quilombolas do PT Brasil. O encontro marcou a presença do Agrupamento Quilombola do PT e reforçou o compromisso do partido com a valorização das comunidades tradicionais e com a construção de um PT popular, ancestral e conectado às lutas dos povos quilombolas em todo o país.
Durante a reunião, que contou com a liderança de Manoel Porfírio — atualmente em seu segundo mandato e presidente da Câmara Municipal de Itabuna — o diálogo avançou em direção ao fortalecimento da pauta quilombola dentro do partido. A conversa destacou a importância da organização e da representatividade dessas comunidades nos espaços de decisão política, reafirmando o compromisso do PT em ampliar a participação popular e a defesa da igualdade racial.
Entre os principais encaminhamentos, estão a formação do Setorial Nacional Quilombola, a organização em 17 estados, a estruturação dos setoriais em 54 municípios e o fortalecimento da presença dos quilombolas petistas no Processo de Eleições Diretas (PED) de 2025. Também foi debatida a candidatura quilombola à Secretaria Agrária Estadual do PT Bahia, buscando integrar a pauta quilombola ao Setorial Agrário, fortalecendo assim a luta pela terra, pela justiça social e pela democracia.
Vinícius Vieira Quilombola, que também é Conselheiro Nacional do Governo Lula na Secretaria-Geral da Presidência da República e Coordenador Nacional da CONAQ pela Bahia, destacou a importância de seguir honrando o legado da saudosa Mãe Bernadete Pacífico — símbolo da resistência, da ancestralidade e da defesa dos povos quilombolas. “Seguimos firmes, construindo um PT enraizado nos territórios, comprometido com o povo e com a memória de quem lutou por nós”, afirmou.








