O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), confirmou nesta segunda-feira (21) que disputará a reeleição ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista concedida no anúncio da suplementação do contrato do VLT de Salvador. Segundo ele, a aliança partidária que garantiu a vitória nas eleições de 2022 será mantida. “Tivemos um papel essencial na vitória do presidente Lula e do governador Jerônimo. Digo isso como vice-governador, mas também como representante de um partido que foi fundamental nesse processo”, afirmou.
Ao ser questionado sobre eventuais cenários alternativos para sua candidatura, o vice-governador foi enfático ao reafirmar seu lugar na chapa majoritária. “Não há alternativa. As pessoas perguntam se existe outra possibilidade caso eu não seja o vice, mas não. Estarei novamente ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, como candidato a vice-governador do Estado da Bahia”, declarou, reforçando sua disposição política e alinhamento com o atual governo estadual.
Geraldo Júnior também destacou que as decisões finais sobre a chapa governista serão tomadas coletivamente, em diálogo com os partidos da coalizão e lideradas por Jerônimo Rodrigues. No entanto, ele deixou claro que sua relação com o governador vai além da esfera política. “Essa parceria transpassa a vida pública. O governador sempre me tratou como um braço direito em sua gestão, e isso fortalece ainda mais nosso compromisso com a Bahia”, pontuou.
Sobre a possibilidade de interferência da federação entre MDB e Republicanos, o vice-governador minimizou os impactos e reafirmou confiança na condução do partido em nível nacional. De acordo com ele, sua posição na chapa é estratégica e amplamente reconhecida internamente. “Mesmo que a federação se concretize, o MDB tem história, força e compromisso com o estado. O ministro Geddel Vieira Lima já deixou claro que não abre mão da minha permanência como vice. Só deixo a chapa se for uma decisão direta do governador Jerônimo”, concluiu.