Para marcar os 203 anos da Independência do Brasil, comemorados neste domingo (7), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram em Brasília em uma manifestação que reuniu pautas como o pedido de anistia a Bolsonaro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ato contou com a presença de figuras políticas como a senadora Damares Alves (Republicanos) e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF).
A mobilização integra o movimento “Reaja Brasil”, idealizado pelo pastor Silas Malafaia, que defende a anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, além de criticar os processos judiciais contra o ex-presidente. Os organizadores alegam que não houve tentativa de golpe e que Bolsonaro estaria sendo alvo de perseguição política por parte do Judiciário, especialmente de Alexandre de Moraes.
Durante o ato, os manifestantes exibiram bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e de Israel, além de cartazes com frases como “Anistia para os inocentes” e “Fim da ditadura da toga”. Também foram vistas placas escritas em inglês pedindo ajuda internacional e acusando a imprensa brasileira de ser corrupta e omitir a “verdade”.
Ao longo da manifestação, os gritos de “Volta, Bolsonaro” e “Eleição sem Bolsonaro é golpe” se repetiram entre os participantes, que em sua maioria usavam camisas verde-amarelas ou da seleção brasileira — símbolos fortemente associados ao bolsonarismo. A manifestação se concentrou na Esplanada dos Ministérios e seguiu de forma pacífica.